Turismo La Bañeza

Citba
MuseodelasAlhajas

FacebookTwiterGoogle+

Seleccionar idioma

Centro de Interpretación de las Tierras Bañezanas
Museo de las Alhajas
Gran Premio de Velocidad
Carnavales de La Bañeza
Published in pt-Gastronomia

Gastronomia

Alubias de la BañezaA Gastronomia “Bañezana” reúne um sem-fim de pratos que podem ser degustados em qualquer dos numerosos restaurantes da nossa cidade.

“Las Alubias a la Bañezana” (os Feijões à moda de “La Bañeza”) e as “Ancas de Rana” (as Pernas de Rã) são os pratos estrela e aqueles com que, fora das nossas fronteiras, se identifica a nossa gastronomia.

As Pernas de Rã têm-se convertido no prato rei, no manjar por excelência, no eixo principal que move toda a engranagem culinária “bañezana”, tendo-se colocado no mais alto escalão gastronómico pela sua rareza e excelência. O seu êxito deve-se ao facto de este prato conservar todo o seu primitivismo, tanto nos ingredientes utilizados para a elaboração do seu tradicional molho vermelho, preparado à base de azeite, sal, banha, pimentão e algum outro condimento secreto que distingue cada restaurante, como nos recipientes em que se elabora e é servido, a típica panela de barro.

Descarregue aqui a receita das Pernas de Rã (PDF).

Mantecadas de la BañezaRelativamente aos nossos famosos e reconhecidos feijões, que se encontram protegidos pela “IGP Alubias de La Bañeza-León”, podem-se degustar à maneira tradicional saboreando umas deliciosas "Alubias a la Bañezana" ou em pratos mais sofisticados de cozinha moderna onde demostram que a sua versatilidade na cozinha é infinita.

Naquilo que diz respeito aos nossos doces, as confeitarias existentes na cidade elaboram toda uma gama de deliciosas especialidades entre as quais queremos destacar as seguintes:
No carnaval, podemos desfrutar das "Orejas", dos "Dominós de Carnaval" ou das "Caretas" que são tradicionalmente consumidas nesta altura.

Logo antes de celebrar-se a Semana Santa, podem adquirir-se os "Bollos de San Lázaro", o produto mais antigo da doçaria caseira “bañezana”.

Já na Semana Santa aparecem nas vitrinas das confeitarias as "Almendras Garrapiñadas y Saladas" ao lado das garrafas de "Limonada Bañezana" feita num cântaro de barro, à base de vinho, açúcar, uvas passas, figos, limão, canela em rama e qualquer outro segredo de preparação, mistura que se deixa vários dias em maceração antes de estar pronto para coar e servir.

Na altura de Todos-os-Santos, aparecem os saborosos "Buñuelos" cheios de creme e fritos no melhor azeite bem como os "Huesos de Santo".

Com o Natal chega o "Turrón", com uma variedade infinita dado que cada confiteiro se esforça em personalizar as suas elaborações.

Além dos doces de temporada, durante todo o ano podemos consumir as especialidades mais conhecidas fora das nossas terras como são os "Imperiales", sobremesa deliciosa como nunca se viu e em que a amêndoa marca o sabor, as "Pastas de San Blas", as finíssimas "Yemas Tostadas", os "Besitos" com sabor a coco, as "trufas" de chocolate e mel ou as "Angelicas" de chocolate e amêndoa, tudo na linha dessa tradição chocolateira que sempre existiu na nossa cidade.

Para fechar este parágrafo, queremos destacar um costume muito antigo e entranhável que ainda permanece entre as famílias “bañezanas”, trata-se de ”La Cuelga". Nos aniversários ou santos, a família ou os amigos atam numa cinta chamativa todo tipo de chocolates, rebuçados e guloseimas que num momento de descuido é introduzida pela cabeça do homenageado desejando-lhe muitas felicidades.

« September 2017 »
Mon Tue Wed Thu Fri Sat Sun
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  

Turismo La Bañeza en Twitter

Esta web utiliza cookies técnicas, propias y de terceros, para anónimamente facilitarle la navegación, analizar estadísticas del uso de la web. Consideramos que si continúa navegando, acepta su uso.Politica de privacidad.

  Acepto las cookies de este sitio.